domingo, 17 de maio de 2009

Maldição

Compreensão pode ser a pior das maldições.

Um dom raro: quantos são aqueles que podem, por um simples olhar, ou talvez então pela mera proximidade, conhecer o que uma pessoa sente? Ou quão raros são os que compreendem, através de poucas palavras, os motivos, emoções e ações de um amigo?
Ora, por tal descrição, a empatia não é mais que uma facilidade: quem compreende pode ser aceito. A maldição real é saber que, mesmo que possa entender a todos, por ninguém será compreendido.

Humanos podem ser muito diferentes uns dos outros, mas, tendo identificado-se mutuamente em algumas poucas coisas, sendo estabelecida uma pequena parcela de compreensão, não é preciso muito para que permaneçam juntos e relacionem-se na oh tão nobre amizade. E esses amigos reunem-se em pequenos grupos de acordo com a caracterísica em comum. Estão juntos e dão suporte uns aos outros. Até que ponto?

Enquanto puderem compreender-se, estarão unidos. Mas aqueles que nasceram com o dom da empatia não podem ser por eles compreendidos. Qual a relação que podem ter com outras pessoas, se a amizade, em teoria, não pode existir sem mútua compreensão? É exatamente essa a resposta: nenhuma. Por compreenderem, amam, e por compreenderem são... amados? Uma mentira. Não podem ser amados. Qualquer sentimento que possa existir por um desses desgraçados não passa de ilusão. Por vezes, esses mesmos condenados são tolos o suficiente para achar que podem ser compreendidos, só para então cair num abismo de egoísmo, onde afinal olharão para si próprios e verão o quão vazios realmente são. E por serem vazios podiam compreender, já que aquilo que sempre fizeram, na realidade, fora encher o buraco em seus peitos com os sentimentos alheios. Apenas não podiam até então notar que é impossível preencher o nada. E o nada os consome, e no nada, solitários devem ser tristes, como um geass que os afasta daqueles que insistem em amar. E por eles irão morrer. Por seu bem, serão humilhados. E ainda assim não verão um singelo olhar de gratidão verdadeira.

Onde luz e trevas consomem um ao outro, o cinzento nada reina supremo.
Não é o zero, afinal, simétrico e perfeito?


Um comentário:

Unknown disse...

Acho que esse foi o mais depressivo EVER! X______X

seu bobão, eu vou te bater! >.<

E esse comentário ingênuo foi o melhor que pude fazer, acredite!

às vezes palavras bonitas nao representam bem o que quero dizer! rs