quinta-feira, 13 de novembro de 2008

The Dark Side

A maioria das pessoas que ler o título provavelmente terão, como primeira associação, algo relacionado a Star Wars. Porém, aqui estou agora para falar de algo que todos têm, muitos temem, e poucos aceitam: sua escuridão.

A escuridão, como já abordada anteriormente, é a ausência de luz: quando não se tem nada a oferecer, nenhuma cor a doar, nenhum calor para distribuir. A escuridão é fria, arrasadora e, principalmente mal vista.

Porque ela existe, então, vos pergunto, se as coisas boas estão no branco, e todas as coisas ruins tendem a ser destruídas? A resposta, eu lhes dou: aquilo que hoje é escuridão o é porque já deu sua luz, seu calor, sua cor, sua bondade, sua vida.

A escuridão associada com maldade, rancor, raiva, ódio, destruição nada mais é do que um fruto da alegria, da amizade, compaixão, do amor puro, cuja principal característica é sua alva criação.

Porém, deve sempre saber que toda escuridão também tem sua luz, mesmo que reprimida, oculta e silenciada, ela existe, e mais próxima do que parece. Porque atrás de todo olhar cheio de ódio, de toda traição de qualquer aspecto, há o desejo de ser amado. Por trás de toda agressão, há um abraço, uma nescessidade por calor humano. Por trás de toda palavra rude, um elogio, uma faísca de luz que não precisa de mais do que um pouco de luz pura para que seja acesa uma fogueira de brancura.

Loucura? Fato. Usarei até mesmo de personagens de domínio público que, mesmo pertencentes à ficção, mostram claramente essa idéia.

Yagami Raito, o cruel serial killer, que hesitou apenas quando lhe foi oferecida a mão da amizade.

Seymour Guado e Alone, que a tudo desejavam destruir, para que assim reinasse, ao ponto de vista de seus corações, a felicidade. Vale ressaltar aqui também, que a luz, a força criadora, não poderá agir antes que tudo seja destruído pelas trevas.

Squall Leonhart, o frio soldado, que desprezava aqueles que o cercavam, odiava seus sentimentos, se afastava de tudo e todos, pôde lhes dar sua luz, sua bondade e calor reprimidos no instante em que a gentil mão do amor lhe foi estendida.

Riku, que ilustrará este post, entregou seu coração, que até então era destinado à suprema luz, às trevas, apenas para que ele e seus amigos pudesse conhecer novos mundos.

Esses são apenas exemplos da luz reprimida e ocultada pela máscara da escuridão. Mas, também poderia ela estar sendo forçada. Porque, oras, se alguém encontrasse para si uma luz tão forte e tão boa que não gostaria que ela estivesse no coração de outros, suas trevas então a deixariam onde está, mesmo que ela seja tão forte. Mas ainda estaria lá.

A escuridão não é ruim, assim como também não é boa. É uma força instável, incontrolável e eternamente presente.

Sempre deve-se lembrar, porém, que quanto mais luz você irradiar, maior será a sombra formando-se às suas costas.


4 comentários:

Henrique Rodrigues disse...

*-*


Isso me lembra uma fala de Guardiões da Noite...
"A maioria de nós (Os Outros) escolhe o caminho das trevas pq é mais facil acabar com a luz dentro de nós do q com a escuridão ao redor"


Tá, acho q não tem mto a ver aLÉM DO TEMA!


Mas o q importa é q eu gostei e concordo!

E a frasedo final é de algum lugar não é??

A das sombas nas suas costas...

Dan :D disse...

É by: me :D

Mas tem influência de algumas obras nela.

Unknown disse...

LoL
DanDan, como sempre, com bons textos conceituais sobre esses assuntos mal-explorados por blogs de quinta ultimamente! ;D

Afinal, o lado escuro absorve todas cores e sentimentos, e ao contrário do que se pensa, de forma alguma é o lado desprezível! o/

Julia disse...

Guardiões da Noite :O
me lembro desse filme.

hm*
descobri pq eu sou negra ><
ASHASHUASHUSHUASUHAS
brrrrriiiiks '-'

adorreeeei o post ;D