terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

A vida como um RPG, a sociedade como uma sala de espera

Ele pode ser de várias maneiras: por turnos, tático, dungeon crawler ou até mesmo de ação, mas no fundo, é sempre um RPG.

Você começa fraco, sem entender muita coisa, com dezenas de possibilidades a serem exploradas. Às vezes tem um tutorial, às vezes você precisa descobrir por si próprio. Explorar sozinho é muito mais divertido, mas nem sempre se aprende tudo, e por vezes alguma coisa é deixada pra trás. Essa coisa pode ser um 'missable' e você nunca mais vai conseguir, outras você pode voltar mais tarde pra pegar.

No começo, os inimigos são fracos e é muito fácil derrotá-los, mas é só pra você pegar o jeito, depois eles ficam cada vez mais fortes, e se você mesmo não ficar também, é Game Over. E, é claro, você só consegue passar dos chefes se é muito forte, ou observou como ele ataca pra poder fazer uma estratégia. Mas nunca se deve esquecer que com seus companheiros tudo fica muito mais fácil. Tudo bem que às vezes você precisa parar pra curar um, ou tirar os status negativos de outro, mas não é como se eles não fariam o mesmo por você, e, quanto mais forte for o chefe, mais experiência você ganha, e mais capaz de enfrentar o chefe seguinte você está.

Preste atenção em todos os detalhes, pode ter alguma coisa crucial e, se você não estiver atento, pode perder grandes oportunidades. Mudar de Job sempre é uma opção se você acha que não está conseguindo jogar direito com esse, apenas tenha certeza que seu novo job vai se adaptar bem à party, ou pode ter problemas mais tarde.

A história é sempre surpreendente, claro que alguns gostam, outros, nem tanto. Personagens carismáticos podem morrer tragicamente, vilões terríveis podem dominar o mundo, um RPG é livre dos clichês, apesar que alguns podem estragá-lo se não souberem construir o jogo direito.

Lembre-se sempre de explorar a Fayth Room depois de derrotar a Yunalesca, porque se quiser a Sun Sigil depois, vai ter que enfrentar o Dark Bahamut. É claro, enfrentar ele sem a Caladbolg é muito mais difícil, mas é muito mais recompensador.

Se um chefe estiver difícil demais, e parecer impossível e desesperador, de duas uma: ou você não está preparado e precisa voltar e fazer o que ficou faltando, ou é uma derrota obrigatória, e só assim vai poder prosseguir na história. Não desligue o videogame antes de tentar de tudo.

O antagonista nem sempre é o vilão, e tudo o que ele faz pode ser por um bom motivo. Seja ele vilão, herói, ou simplesmente um aldeão de uma cidade por onde você passou, todos os personagens podem ser carismáticos a seu próprio modo, então sempre preste atenção em todos!
"Oh, Celestine! Tell mom I lover her!"

Ah! O jogo só acaba quando você ver o "The End" depois dos créditos, do contrário pode ter sempre algum final secreto, o New Game Plus aparece em alguns, então sempre tenha esperança!

Claro, não custa nada você ensinar os jogadores novos como se passa de um chefe. Eles podem não conseguir a mesma experiência, mas pelo menos vão estar mais tranqüilos, e vão usar a lição como base para suas próprias estratégias.


AH, a sala de espera, é claro!

As pessoas se isolam, sentando próximas umas às outras apenas quando não há mais lugar, ou quando têm algum interesse. Alguns compraram pipoca, salgadinho ou algo do gênero, e nem olham pros lados. A mulher com olhar desolado olha quase que apaixonadamente para as crianças que brincam com brinquedos simples.

"Filha, mostra a hemácia pra ela!"

A velhinha é a mais isolada, mas talvez seja porque ela sentou na segunda cadeira de um conjunto de 4, então ela automaticamente afasta as pessoas que sentariam na primeira e na terceira. A moça da lojinha está sempre solitária, mas quando alguém vem comprar, ela é a mais simpática, mesmo que não tenha uma tabela de preços, e ela ainda dá paçoca grátis! Sem nunca esquecer de mencionar que todos estão sempre do lado direito. Se alguém mudasse pro lado esquerdo, ficaria bem próxima a um desconhecido, e duas vezes mais distante da pessoa do conjunto de cadeiras ao lado, então, mesmo que se separem em uma grande solidão, essas pessoas mantém um equilíbrio próprio, nunca muito próximos, também nunca muito distantes, salvo a velhinha, mas vejam! Alguém sentou na quarta cadeira! Ela também está equilibrada agora!

Tudo isso pode parecer muito confuso se você não conseguiu imaginar a situação, ou se nunca viu um RPG, mas ei! Só pra completar, uma frase que também não tem muito sentido se você não interpretar.


Um relógio só vai estar errado ou quebrado se houverem muitos ao redor para dizer o contrário, esse é o tempo daquele relógio, porque qu
estioná-lo?

4 comentários:

Henrique Rodrigues disse...

Eu não preciso imaginar a cena, pq eu estava lá!!o/


Mas enfim!

Apesar de não se comunicarem, e manterem distancia umas das outras, tds as pessoas na sala de espera, esperam a msm coisa. Tem mais em comum do q imaginam! Durante um curto periodo, compartilham o msm vilarejo do RPG (?)



E a pergunta é: Aqla cirança sabe o q é uma hemacia, ou acha q esse é o nome dado a um brinqdo de borracha???


E msm q não tenha ngm pra dizer q o relogio qbrado está qbrado, ele tem plena consciencia q está num tempo contrari oao do resto do mundo...

Dan :D disse...

Aposto que a criança sabe o que é uma hemácia! E o relógio não está diferente porque ele quer, alguma coisa fez ele ficar assim contra sua vontade! Salvo exceções como um relógio que para no dia do seu aniversário e na hora que você nasceu, e que volta 5 min em um dia bastante específico...

Patuxa Blogueira disse...

não pude absorver a totalidade do post, principalmente no que concerne a hemácia (!!o_O)

mas de qualquer forma... RPGs ruleiam

e tudo o q vc disse é verdade!!
A idiota aqui tentou 3x lutar com um bigboss em eternal sonata e só depois descobriu q fazia parte da historia perder ¬¬

Espero que vc já esteja jogando Chrono Trigger em seu ds, danilo

TheSir disse...

Muito bom. DIGNÍSSIMO o texto!!!
Arigatou Danilo san *.*