segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Desprezo, tédio e decepção

São estas três palavras que definem uma festa de casamento com a família Ferreira, ou, talvez, apenas a parte dela a qual pertenço.
Um fim de semana na praia: falta no curso, pressa ao sair da escola, um pedaço de pizza, um trabalho de fotografia e a esperança de diversão ao lado de membros próximos da família. Casamento de um tio: pétalas, um violino com música clichê, buffet em casa.
Bebida, muita bebida alcoólica para pessoas desprezíveis: felicidade falsa, palavras sem nexo, exagero, vício.
Uma câmera para alguém do curso de multimídia: planos fora do padrão "todo mundo fazendo pose", uso do 'cenário' do local para fotos diferentes. Pesoas percebem a habilidade: fotógrafo do buffet passa a seguir-me para usar os ângulos e planos encontrados, família abusa, querendo ver as fotos a cada minuto, pedem fotos com pose, recebo atenção demais, não gosto disso, prefiro permanecer invisível. Um garoto pula na piscina gritando, para atrair atenção. Vou para a sala, tiro o DS do bolso, jogo até o fim da bateria. Cochilo.
15:00 e a festa não parece estar próxima de seu fim. Volto a ela, como algumas torradas com patê, e queijo. Vou ao lado de minha mãe, conversamos coisas do cotidiano, ela e a irmã praticamente não beberam. Poucas pessoas com cérebro na família. Vou para a casa de outro tio, na qual sou hóspede, jogo um pouco, ponho o DS para recarregar, volto à festa para comer doces e despedir-me de minha mãe de minha tia, que vão embora às 18:00, trabalham no domingo. Meu pai e outros bêbados tentam jogar-me na piscina. Recuso-me a juntar-me a eles, volto para a outra casa, onde permaneço no ócio total até que adormeço, às 22:00.
Próximo à hora em que eventualmente dormiria, tios discutem sobre cerveja. Não sabem falar de outras coisas. Desprezo.
Domingo, 4:00; acordo, não durmo de novo até a noite. Os planos de caminhar na praia pela manhã não poderão ser concretizados. Decepção.
Não posso ligar o videogame ou irão reclamar. Tédio.
Teorizo um post em meu blog, e o escrevo às 9:40, em meu caderno, no colchão onde estou desde o dia anterior, e onde passarei a maior parte do dia, até que meu pai enfim decida voltar para casa.



Fins de semana com a família não estão na moda.

3 comentários:

Patuxa Blogueira disse...

ctrl c ctrl v da minha última festa?

exceto pela parte em que eu tenho febre

as vezes a família pode ser triste

Dan :D disse...

Eu TIVE febre! Mas foi só no dia seguinte!

Henrique Rodrigues disse...

Odeio festas de família...¬¬