segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Oh, Glória

"Agora, Jesus tem que iluminar a cabeça do povo brasileiro"
Foi o que eu ouvi um certo senhor falar no ônibus, enquanto tentava decifrar as palavras fora de ordem no e-book de Dois Irmãos, em meio ao calor e à dor de cabeça. Nada de mais, pensei. Apenas mais uma pessoa com uma opinião -nem tão- própria quanto ao que devia acontecer. Ignorei, e voltei a ler.


"Oh, glória!"

...


"Oh, glória!"

...


"Oh, glória!"

...


Foi o que o mesmo senhor repetiu, enquanto a pessoa com quem conversava, que por acaso estava no banco ao lado, permaneceu em silêncio.

"Porque eu sou filho do rei! Eu sou príncipe! Sou filho de Deus! Ninguém tem o direito de fazer alguma coisa contra mim!" Ele diz, sem motivo externo algum, tempo depois.

Discursos e mais discursos sobre como apenas Deus pode fazer o bem, em voz desnecessariamente alta, desviavam meus pensamentos do livro a um ponto em que desisti de ler, e passei a apenas fitar distraidamente a já conhecida paisagem da janela do ônibus.

Próximo à Ponte das Bandeiras, uma mulher, e um filho com síndrome de down, passam pelo corredor, em direção à porta.
O senhor diz, ao garoto: "Você é muito bonito, sabia?", então, olha para a mãe e diz: "Tem fé, e deixa Jesus trabalhar no seu coração, que esse problema dele vai acabar"
Depois que os dois saíram, ele vira-se ao seu companheiro, e diz: "Viu como ele é bonito? Tem que ter fé, que esse mal, esse demônio nele, vai embora!"

Foi aí, que pus-me a pensar: O garoto, realmente, tinha um problema? Ele pode ser considerado um demônio por ter uma deformação que não é sua culpa? Ele precisa do dó de um desconhecido?

Pessoas como esse homem no metrô não têm fé. Em nada. Eles reafirmam-se, e reafirmam-se de novo, em voz alta, para que aquilo que eles gostariam de acreditar possa se tornar realidade. Quem acredita em algo, seja no que for, não precisa reafirmar a si mesmo, nem tentar desesperadamente, como esse homem no ônibus, convencer os outros de sua crença, apenas acredita.


"Sabe aquela mulheres que se dizem crente? Dá uma boa pisada no pé delas pra ver se é crente mesmo! Pra ver se ela não vira uma bofetada na sua cara!" Ele disse, pouco antes de sair.

Alguém que se diz crente, por acreditar, não deveria revidar uma agressão? Isso a torna menos crente? Mais uma vez, a reafirmação volta, desta vez acusatória, para que ele tente convencer a si mesmo de sua fé.

São pessoas como essas que tornaram e ainda tornam a vida de muitas outras mais difíceis, menos aceitáveis, porque, sabe, aqueles com problemas mentais involuntários têm demônios em seus corpos.

A fé não está no que fazemos ou dizemos. Está dentro de nós




"Se eu fosse um ossinho e soubesse girar, girava o dia todo até o mundo acabar..."

7 comentários:

Daani disse...

cara que cara idiota esse do bus dan dan! :\
com essa gente. pfff. *-*
adorei dan dan *-* ;*

Patuxa Blogueira disse...

sempre aparecem uns tios doidos assim na nossa frente...

Eu ja contei a história do velho da padaria que ficava falando alto que os jovens é o futuro da nação... mas velhos religiosos são os mais comuns. Não que eu os ache patéticos por serem de determinada religião ou algo assim, muito pelo contrario. O que eu acho patético é vc tentar anunciar o seu pensamento religioso em um lugar público, pq aí vc expõe sua religião demais, a ponto de fazer aqueles que não pensam como vc te acharem ridiculo e ridicularizarem sua religião também.


o que vc escreveu resume tudo o que eu penso. Se você tem fé ou não, é um problema seu. Se você acredita ou não em Deus, tenha isso no coração, não colado no vidro trazeiro da sua brasília.
(agora eu fui ousada xD Desculpe se alguem que leu isso tem um adesivo desses no carro.... é só minha opinião >.>)

Eu ando achando que tenho pensamentos mto iguais aos dos meus amigos. lol estilo barbie

Unknown disse...

LoL
Man, esses tios são os piores...

Essa busca constante pela reafirmação, esses pseudos catequizadores que tentam levar a sua insegura fé a outras pessoas que não tem nada a ver com sua vida, muitas vezes falando idiotices, como esse cara aí do ônibus, sinceramente... me irritam muito! Tenho vontade de enfiar o dedo no meu olho e bater minha cabeça na parede da sala de cinema do Santana Park... LoL

Se você acredita ou não em Deus, tenha isso no coração, não colado no vidro traseiro da sua brasília. [2]

Julia disse...

concordo plenamente.

"Se eu fosse um ossinho e soubesse girar, girava o dia todo até o mundo acabar..." (LLLLLLL)
ossiiinhoo *--*
UHASUHAUHAUSUAUAHS :D

7O7 ;D

Gaabe disse...

Quem são essas pessoas para dizer no que você deve (ou não) acreditar?

sindrome de down = demônios (?) >_>
Achei o cúmulo ¬¬"

Henrique Rodrigues disse...

Eu realmente te admiro DanDan...


E nesse post os 5% de diferenças está ausente!

Concordo com tudo que vc disse!!^^ó

Júlio Kyser disse...

É realmente uma pena vermos esses religiosos alienados que tentam de tudo para dizer que sua religião é a melhor de todas.

Essa necessidade de afirmação realmente é o que estraga essas pessoas, além de transformarem suas religiões em loucuras idiotas e ir contra certas regras das mesma.

Adorei esse seu ponto de vista, continue assim dan dan.

Se você acredita ou não em Deus, tenha isso no coração, não colado no vidro traseiro da sua brasília. [3]